top of page
  • Foto do escritor@ara

HALONG BAY, uma das 7 maravilhas da Natureza

Mais um Património Mundial da UNESCO no Vietname, quase 2000 ilhas, grutas, praias, barcos, em pleno Golfo de Tonkin.

Obrigatoriamente, quem vai a Hanoi, faz uma extensão de 1 ou 2 dias a Halong Bay. Turístico ou não, vale sem dúvida a pena a deslocação, pela grandeza, pela simplicidade da beleza, pelo pôr do sol, e pelo silêncio de quem passa a noite no barco.

Há várias hipóteses de chegar a Halong Bay, bem como, várias hipóteses de cruzeiros. No nosso caso, aterrámos no aeroporto internacional de Haiphong - Cat Bi que fica a cerca de 70 km da Marina Tuan Chau, onde iríamos embarcar no Paradise Peak Cruise. Atenção que uma viagem de 70 km no Vietname dura cerca de 2h de carro! Optámos por um cruzeiro de 1 noite, mas há hipótese de ser até 3 noites.


O barco partiu a horas, e a primeira paragem foi em Tung Sau Pearl farm, onde para além de vermos como são produzidas as pérolas, quem quiser pode andar de Kayak. No mesmo dia, voltámos a fazer outra paragem para visitar a Sung Sot Cave - uma das maiores e surpreendentes grutas de Halong Bay, onde se ouvem as mais variadas histórias e lendas. Foi aqui que tive o primeiro impacto visual, com o que seria a dimensão de Halong Bay.

De regresso ao barco, o momento em que ficamos rendidos a Halong Bay - o pôr do sol.

A manhã começou cedo, com Tai Chi às 6h45, que serviu de aquecimento para a tão esperada subida e vista 360º ! Fomos até à ilha Tip Top, famosa por ter a melhor praia e vista de Halong. São 400 degraus, muito íngremes, mas garanto-vos que quando chegarem lá acima, nem se vão lembrar, e a descer tudo parece mais fácil. Uma palavra: Estrondoso!

Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível.

Fernando Pessoa

55 visualizações0 comentário
bottom of page