• @ara

Heidelberg, Baden-Baden, Rothenburg ob der Tauber e Estrasburgo

E a grande vantagem de estar no centro da Europa é: conseguir em 4 dias visitar 4 cidades, 3 na Alemanha e 1 em França! É tão bom, mas tão bom!

Ficámos instalados em Heidelberg, no NH Heidelberg. O Hotel, uma antiga fábrica de cerveja, situa-se a 10 minutos a pé da Estação Ferroviária de Heidelberg e a 850 metros da cidade velha. O restaurante italiano Gallo Nero é fabuloso e o hotel ter garagem foi uma grande mais valia. Para além do que já vos contei noutro post, não podem deixar de ir jantar ao Schnitzelbank! Para além do ferry, existem várias possibilidades de cruzeiros em Heidelberg, de um dia, ou de 2 / 3 horas.

Heidelberg fica visto em um dia e meio, por isso, resolvemos pegar no carro e ir visitar algumas cidades. A primeira foi Baden-Baden, que fica na Floresta Negra a 92 km de Heidelberg. Era conhecida como Aurélia Aquense ou apenas Águas durante o período romano. Águas termais, ambiente requintado, tudo muito limpo e arranjado, casino, lojas de luxo, museus, sala de concertos, jardins e casas fantásticas. Tivemos 2 boas surpresas em Baden-Baden: um almoço fantástico na cervejaria Löwenbräu e ter encontrado uma loja de chocolates Läderdach. Para quem leu o post do Lago di Como, sabe o quão desejados eram estes chocolates. Passeámos pelo centro, vimos as principais atracções, mas não subimos à Merkur Mountain.

Para além de muitos famosos que passam por aqui, parece que cada vez mais há reformados a escolherem esta cidade para viverem.

E se fossemos até Estrasburgo? 50 km e já está! Passar o Reno e já estamos em França. E é incrível como uma linha, ou melhor, um rio que separa estes 2 países faz toda a diferença.

Sede do Parlamento Europeu, capital da Alsácia, Património Mundial da UNESCO, já foi alemã e essas marcas ficarão para sempre registadas nesta bela cidade. Não tínhamos muito tempo, mas claro está que fomos à Petite France, Grande-Ile, Catedral Notre Dame, Praça Gutenberg e Parlamento Europeu. Tive pena de não ver o palácio Rohan, mas quem sabe não passaremos por aqui quando fizermos uma outra rota.

Não é uma cidade muito grande, pelo que num fim de semana ficará visto. Faz-se bem a pé ou de bicicleta e também existem tours de barco. Atenção às bicicletas! No pouco tempo que por aqui estivemos, íamos sendo atropelados várias vezes...fez-me relembrar um pouco o Vietname, pois pareceu-me que regras aqui não são para cumprir.

E o último dia foi dedicado a Rothenburgo ob der Tauber, a cidade medieval mais famosa da Rota Romântica, que fica na Baviera a 166 km de Heidelberg. A cidade é toda murada e os carros têm que ficar nos parques fora das muralhas. Rothenburg foi inspiração para o filme da Disney, O Pinóquio e imagens da cidade foram usadas no livro O Maravilhoso Mundo dos Irmãos Grimm. A cidade é mesmo encantadora e apetece entrar em todas as casinhas. Num dia consegue-se dar a volta à cidade, ver tudo com calma, mas ficou a vontade de dormir lá uma noite, talvez para me sentir num conto de fadas. Não deixem de ir ao restaurante Profumo di Pasta da Giuseppe. Sim, é Italiano! Sim, é o melhor restaurante no Tripadvisor! Sim, a pasta é fabulosa e o dono fala Italiano e é simpatiquíssimo. A praça principal - Marktplatz é qualquer coisa de espetacular! Quem quiser pode subir à torre da Rathaus. Nesta praça, existe uma fonte datada de 1446 com capacidade para 100.000 litros de água. Não deixem de visitar a Igreja de Santiago, ou St. Jakobs, construída em 1485. Em alguns dos miradouros da cidade, conseguem ver o rio Tauber e toda a envolvente verde que rodeia a cidade. O sítio mais fotografado nesta cidade é Plönlein. Acho que vai ser fácil descobrirem onde fica. Há também zonas onde podem andar nas muralhas.

Uma das coisas que mais me encantou em Heidelberg e ainda mais em Rothenburg, é que aqui há Natal em cada esquina. Nunca vi igual...os presépios, as decorações, os materiais, a dimensão das lojas...tudo de sonho. Em Rothenburg até podem visitar o Museu do Natal durante todo o ano.

Como ficou a vontade de fazer a Rota Romântica de uma ponta à outra - de Würzburg a Füssen - vou passar por cá outra vez!


52 visualizações

© 2018 by Rita Aguilar. Proudly created with Wix.com